quinta-feira, 5 de agosto de 2010

London (always) Calling


Ao levantar vôo, uma criança pequena (seria o seu primeiro?) dizia coisas do género "ah e o avião vai cair" e ouvia-se uns ruídos de uma simulação do género. Eu achei piada mas acredito que houvesse pessoas a que aquilo soasse nada encorajador! Ahahaha...
A minha viagem para Londres foi com a cabeça a tombar, a recuperar da aventura da noite (ou manhã?) anterior. Quando acordo do meu sono tenho ao meu lado, não o rapaz ao lado de quem me sentei, mas, um sorriso aberto de uma senhora que teve de me ajudar a desapertar o cinto para ir à minha mala tirar não sei o quê. Sim, eu não conseguia tirar o cinto... Teve de embaraçoso e de engraçado que começámos a conversar. A Isabel ia em família a Londres por 6 dias (não cheguei a perceber se as palavras do avião a cair seriam do seu filho mais pequeno, Martim. Ahahaha!!). E eu, que não tinha como destino final essa cidade que me anima e me chama, naquele instante me apercebi mais uma vez de tantos destinos e histórias diferentes que todas aquelas pessoas levam consigo. Eu ia começar mais uma nova. Atrás de nós, uma senhora que lidava com crianças na sua profissão, iria visitar a sua filha à Escócia, ao fim de tantos anos. Tinha perdido outra filha no ano anterior :( e vinha desta vez com o coração apertado, ansiosa por fazer a vontade a esta filha, mas carregava consigo o semblante que só carregam as pessoas com uma perda igual.

Apesar da amabilidade no convite da Isabel em acompanhá-los nas minhas horas de visita a Londres, acabámos por nos separar ali pois eu tinha de mudar de terminal  e queria deixar as malas em cofre para poder andar mais à vontade. Trocámos contactos (entretanto já utilizados para o efeito que se espera, não caindo em saco-roto como tantas vezes) e tenho ali uma amiga que me disse que gostava de acompanhar o blog para que me sentisse mais acompanhada! Obrigada Isabel! Um beijinho!
Depois das malas estarem "luxuosamente" (8libras) mas bem guardadas, aí fui eu reconhecer o cheiro do metro de Londres, lembranças boas de há dois anos!, ouvir o "mind da gap" e ir em direcção aos poucos sítios que tinha tempo de ir ver e que pertenciam à mesma linha de metro do aeroporto, Picadilly Line.

Felizmente eram também os meus sítios preferidos: Picadilly Circus, Covent Garden (parecia um sábado animado! tanta gente, tanto ânimo, tantos turistas... achamos nós que Lisboa está cheia de turistas nesta altura...), Russell's Square e tantas ruas por onde me "perdi" e voltei a admirar nesta cidade que adoro. Ainda comprei umas Croc's de senhora cor de cereja a 5 Libras (saldos!!) para juntar mais uma expressão à lista das que me obrigam a morder a língua na vida: Croc's? Horrível, detesto, não usaria em cidade. Comprei ainda outras sandálias sempre a lembrar o destino final.
Em Covent Garden admirei as (trezentas) animações de rua, as lojas engraçadas, a feira de talentos/artesanato e onde comi o meu primeiro Cup Cake na vida (de Oreo). Bem bom! Ainda neste que é um dos meus sítios preferidos, entrei numa loja que se chamava "our favourite things", reparei no talão, e que estava a passar o cd de Paolo Nutini :) Fiquei logo com os ouvidos alerta e a adorar a familiaridade. Cantei, aproveitei o momento (a loja era mesmo engraçada, muito girly, claro, mas adorável!), escolhi duas coisas e saí.
Estava com uma luz muito bonita e sinto-me bem nesta cidade a ser um entre tanta gente. Porque era a minha identidade tão importante como todas as outras tão diversas. Porque se sente todo o mundo ali! E eu sentia-me feliz. E na verdade o meu sentimento é que estaria ali a passear uns dias e voltaria para casa. Mas não. Muitas vezes pensava: o meu destino não é este.

Passei por vários destes e só pensava "deve ser isso, deve ser mesmo assim a cuisine indiana. Cuisine?? Eu já te digo..."
Estive à porta do Hide Park e entrei no Harrod's desta vez com mais tempo. Sem comprar nada, mas a admirar aquelas paredes e a forma como as coisas são apresentadas. Um luxo. Não tirei fotos porque bolas!É uma superfície comercial! (muitas pessoas a tirarem fotos ao memorial da Princesa Diana e Al-Fayed, dentro do Harrod's).
Depois foi tempo de voltar tranquilamente ao aeroporto, recolher as malas, telefonar ao Hugo e ao pai (que aperto!) e começar a perceber o que se estava a passar...
No aeroporto lia a seguinte frase da British Airways (companhia em que viajei): "This world is full of opportunities. We're ready to take you to them."


e pensei... mais a propósito não seria possível...
Bye bye, Europa!

3 comentários:

  1. Sabe tão bem acompanhar a aventura.. como se fossemos nós a vivê-la! (mas sem gastar dinheiro e coragem! lol)

    ResponderEliminar
  2. Tão querida, não quiseste dizer o resto.. Ahahaha... podes dizer à vontade! Tudo... para te sentir aqui ainda mais. Olha, sabes que mais? Mui-to bom! :)

    ResponderEliminar
  3. Goa? Goa mesmo?
    Vale a pena lá ir? É a minha viagem de sonho, ainda lá hei-de ir, de barco de preferencia, se não de qualquer outra maneira qualquer.

    ResponderEliminar